Sérgio Carolino - Tuba

Artista Português Yamaha, Sérgio Carolino começou a estudar tuba aos 11 anos de idade, na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa prosseguindo-os no prestigiado Conservatório Superior Genebra (Suíça) com Pierre Pilloud e na classe de música de câmara de Kurt Sturzenegger. Frequentou diversos master classes com professores de renome tais como Roger Bobo, Mel Culbertson, Shmuel Hershko, Gene Pokorny e Harvey Phillips.

O seu vasto leque de interesses e a sua curiosidade musical leva-o por diferentes caminhos de expressão musical, desde o típico repertório clássico ao mais puro jazz e música improvisada. Estabeleceu-se como um virtuoso no repertório standard e comtemporâneo para tuba. Foi tuba principal da Orquestra Metropolitana de Lisboa (1997-2001), trabalhando regularmente com várias orquestras portugueses tais como a Sinfónica Portuguesa, Gulbenkian e o Remix-Ensemble.

Sérgio apresentou-se como solista e como professor em escolas superiores de música e festivais por todo o mundo (Espanha, França, Suíça, Finlândia, Bélgica, Holanda, Eslováquia, República Checa, Hungria, Inglaterra, Áustria, Austrália, EUA) e brevemente a África do Sul, Tailândia, Argentina, Taiwan e a China. Foi membro de diversas orquestras de jovens, incluíndo a Portuguesa da Juventude e a de Sopros de Comunidade Europeia.

Desde 2002, está envolvido em novos e inovadores projectos musicais: os 'TGB' com Mário Delgado e Alex Frazão, '2tUBAS & friends' com Anne Jelle Visser (tuba), 'XL' duo com o pianista Telmo Marques, o ensemble português de tubas 'How Low Can You Go?', 'European Tuba Trio' com François Thuillier (tuba) e Anthony Caillet (eufónio), 'The Postcard Brass Band', 'TUBIC' com a companhia SA Marionetas, e os 'The Low Frequency Tuba Band' com Marcus Rojas, Jay Rozen e Oren Marshall (tubas).

Actualmente, Carolino é professor de tuba e música de câmara na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo – ESMAE (Porto) e, desde 2002, tuba solo da Orquestra Nacional do Porto. Em 2007, lança o seu primeiro CD a solo, exclusivamente composto por gravações 'ao vivo' de nome "Steel aLive!", sendo este seu disco considerado uma obra prima no panorama internacional 'tubistico' e o qual ganhou recentemente o Roger Award Prize for Excelence in Recording, prémio organizado pela International Tuba-Euphonium Association (EUA) e entregue durante a International Tuba Euphonium Conference (ITEC), realizada na Universidade de Cincinnati, Ohio, no passado mês de Junho.


Sérgio Carolino

Comentários