Historial da SMG

A Sociedade Musical Gouveense “Pedro Amaral Botto Machado” é um corolário da implantação da República em Portugal. No dia 5 de Outubro de 1911 comemorava-se o primeiro aniversário da implantação da República e para festejar o acontecimento histórico, alguns filarmónicos de uma banda já existente na altura (Sociedade Euterpe) manifestaram vontade de vir para a rua executar o Hino Nacional. Tendo sido a sua pretensão recusada pelo regente, esses mesmos filarmónicos, dirigiram-se ao ensaio, arrombaram a porta e tiraram alguns instrumentos, para assim poderem percorrer as ruas de Gouveia tocando “A Portuguesa”.

Entretanto, o republicano Pedro Amaral Botto Machado, grande benemérito de Gouveia, tendo conhecimento do que se tinha passado, dirigiu-se aos músicos, felicitou-os e sabendo que eles tinham pensado formar uma banda, convidou-os a dar continuidade ao projecto. Foi assim fundada a Sociedade Musical Gouveense, que coexistiu durante muitos anos, com a Sociedade Euterpe, sendo sempre notória a rivalidade entre as duas filarmónicas locais.

A banda filarmónica começou com apenas dezoito elementos, mas dado na altura Gouveia ser uma zona com bastante indústria de lanifícios e não existindo locais para a ocupação dos tempos livres, não foi difícil conseguir arranjar mais meios humanos. Em virtude de ser uma banda fundada por um republicano, durante bastante tempo teve dificuldades em se impor, mesmo a nível autárquico, já que, quando foi adquirido o primeiro fardamento, a autarquia não autorizou a colocação do brasão de Gouveia no braço esquerdo do casaco.

A Banda filarmónica tem actuado em vários pontos do nosso País e em Espanha. Com inúmeros concertos efectuados, tem ainda participado em cerimónias oficiais, festas religiosas, bem como em festivais de bandas de música civis. Foi a única banda do Distrito da Guarda escolhida pela Delegação Regional de Cultura para as quatro edições (2006 a 2009) da iniciativa “Bandas em Concerto”, que procurou reunir as melhores bandas da Região Centro. Gravou em 2008 o seu primeiro CD intitulado “Over the Hill”.

Sociedade Musical Gouveense - 1944

Comentários