Jornadas Filarmónicas do Distrito da Guarda

Vão decorrer de 24 a 26 de Maio, em Seia, as Jornadas Filarmónicas do Distrito da Guarda. Estas Jornadas surgem, integradas na Prova de Aptidão Profissional do aluno Daniel Branquinho Pinheiro, que frequenta o 3.º ano do Curso Profissional de Instrumentista de Sopro e Percussão, na Escola Profissional da Serra da Estrela e elemento da Sociedade Musical Gouveense.

Este evento tem como principais objectivos:
  • Enaltecer o trabalho das várias Bandas Filarmónicas do Distrito da Guarda
  • Conhecer as principais dificuldades das Bandas Filarmónicas
  • Perspectivar o futuro das Bandas Filarmónicas
  • Trazer a esta região personalidades ligadas ao Mundo Filarmónico para com elas trocar conhecimentos
  • Potenciar o naipe da Percussão na Orquestra de Sopros da região
  • Aperfeiçoar técnicas de interpretação nos percussionistas das Bandas do distrito.
As Jornadas Filarmónicas do Distrito da Guarda terão três momentos essenciais: um workshop de percussão com apresentação final no Auditório da Casa Municipal das Artes de Seia, no dia 25 de Maio pelas 17:30h, e ainda duas palestras tendo como temas “Que futuro para as Bandas Filarmónicas?” e “Bandas Filarmónicas- Perspectivas culturais”, nos dias 25 de 26 de Maio respectivamente, às 21h no Auditório da Escola Profissional da Serra da Estrela. De salientar os oradores convidados para as palestras. A primeira terá como orador o Prof. Paulo Martins, professor no Conservatório de Música de Aveiro, Coordenador artístico do mestrado em direcção de Orquestra de Sopros no Instituto Piaget de Viseu, Director Artístico da Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens do Concelho de Santa Maria da Feira, e da Associação dos Amigos da Branca. No que diz respeito à palestra, que encerrará o evento, terá como oradora a Dr.ª Susana Cruz, da Secção de Música, da Fundação INATEL. O workshop será orientado pelo prof. Aldovino Munguambe, licenciado em Música pela Universidade de Évora, exerce funções na Academia de Música Costa Cabral - Porto e na Escola Profissional da Serra da Estrela.

Além destas actividades decorrerá durante o evento uma Feira do CD filarmónico, com a colaboração da editora Afinaudio e uma exposição de percussão da responsabilidade da empresa Egitana Musical. O evento conta com ainda com o apoio da Federação de Bandas do Distrito da Guarda, Município de Seia, do Hotel Eurosol Camelo, do Conservatório de Música de Seia e do portal bandasfilarmonicas.com.


Comentários