quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Paulo Gaspar - Clarinete

Nasceu em Azambuja em 1970 e iniciou os seus estudos musicais. Em 1989 ingressou na Banda da Armada. E a partir de 1991 torna-se o clarinetista dos Dixie Gang, grupo com 2 CDs gravados e diversas representações de Portugal no estrangeiro.

Foi elemento do Ensemble Clarinete Modus (1992-1999) e da Orquestra de Clarinetes José Canongia. Em 1992, formou um Duo com a pianista Ana Cristina Bernardo que se mantém em actividade desde essa altura. Em 1994 em conjunto com o seu professor de clarinete, Manuel Jerómino formou um duo de clarinetes que realizou diversos concertos. Já em 1999 nasceu o quarteto de clarinetes baixos –Gravitis- com o qual se apresentou em Metz (França) com o Espetáculo de Teatro Musical –Graoully-, de Etienne Lamaison. Também nesse ano nasceu o Quinteto Ruben Alves que teve a honra de representar Portugal no Concurso de Jazz de Avignon (2001).

Enquanto free-lancer, tem colaborado com alguns dos mais importantes músicos portugueses assim como com as seguintes instituições: Orquestra Sinfonia B, Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Sinfonieta de Lisboa, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian e Big Band do Hot Club de Portugal.

Leccionou a disciplina de clarinete nos Conservatórios Regionais de Loures e Setúbal e é desde 1991 professor de clarinete na Escola de Jazz do Hot Club de Portugal. Tem realizado master classes um pouco por todo o pais.

Foi aluno da Escola de Música do Conservatório Nacional e da Escola de Jazz do Hot Club de Portugal. Em 1999 concluíu a Licenciatura em Clarinete na Escola Superior de Música de Lisboa, em 2006 o Mestrado em Artes Musicais na Universidade Nova de Lisboa e é actualmente doutorando da Universidade de Évora.



Paulo Gaspar

Nenhum comentário: