Música e Educação em Movimento

Mais uma vez a Sociedade Musical Gouveense mostrou que está atenta e disposta a dar resposta ás diversas solicitações da comunidade gouveense. Desta feita a instituição recebeu algumas das escolas do 1.º Ciclo do Concelho de Gouveia. Numa Iniciativa do conselho de docentes de Moimenta da Serra foi proposto à SMG que recebesse os alunos, em formato de visita de estudo, com o objectivo de os sensibilizar para a música e para as experiências que podem ser vivenciadas neste tipo de instituição.

Entre os vários pontos que achamos importantes focar e enfatizar a crianças nesta faixa etária, destacámos três:
  • Factos Históricos importantes da Vida da SMG.
  • Organologia genérica das bandas e em particular da SMG.
  • Diversas formas de fazer música neste tipo de formação musical, incluindo a importância de uma escola de musica activa e em constante interacção com a comunidade envolvente.

Alunos de Paços da Serra na Sociedade Musical Gouveense

Durante a actividade os alunos ouviram diversas obras de vários compositores portugueses, e note-se sempre com muita atenção!!! para nosso agrado. Ouviram também várias demonstrações ao vivo das diversas famílias de instrumentos musicais que se podem encontrar numa banda, tendo tido também a oportunidade de experimentar alguns desses instrumentos. Puderam também assistir à projecção de várias performances em concertos de bandas de diversas partes do mundo, nos quais puderam identificar algumas das questões anteriormente abordadas.


Como balanço final podemos dizer que foi uma iniciativa com grande valor didáctico e cultural. "Foi muito fixe!" foi um dos comentários generalizados que ouvimos da boca das crianças, crianças essas que, esperamos nós, podem ser o futuro das bandas do concelho e da música do país. Por parte dos docentes ouvimos comentários de bastante agrado do género "...foi uma sensibilização como nunca tinha visto, Parabéns!"

Comentários